Notícias

  • Jul

    29

    2013

21 Dicas Para Ser Um Empresário de Sucesso


1- Entenda seu perfil

Para você ser empresário, existe uma palavra que não pode estar no seu dicionário: acomodação. Se você é acomodado prefira ser um funcionário público. O empresário precisa estar sempre a um passo a frente e tentar antever as mudanças no mercado, trazer novas ideias e tendências para sua empresa. Além disso, um empresário precisa entender a instabilidade que ocorre principalmente nos primeiros anos da empresa. Se instabilidade te dá um frio na barriga é melhor mesmo ser funcionário público.

 

2- Faça parcerias

Você nunca conseguirá oferecer tudo o que seu cliente precisa, mas quanto mais soluções você oferecer, mais irá cativar seu cliente, por isso as parcerias são muito importantes, principalmente para micro, pequenas e médias empresas não importando seu segmento.

 

3- Faça um curso básico de contabilidade, leis e finanças

É importante estar atualizado em relação às leis vigentes do país, assim como entender o básico de contabilidade e finanças. o Sebrae oferece cursos a partir de R$50,00.

 

4- Tenha um bom contador

Pode ser que você precise pagar mais caro, mas é importante ter um contador que possa lhe auxiliar, notificar mudanças e deixar sua empresa em dia. Faça um acompanhamento severo junto ao seu contador, pois um pequeno deslize poderá colocá-lo em fria com a Receita.

 

5- Estude bem a região onde terá sua empresa

Caso você venha a ter um comércio é muito importante que você estude bem a região onde quer ter sua empresa. Uma pesquisa entre os moradores do bairro é fundamental. Caso seu negócio não esteja diretamente ligado com a região, você deve estudar se o endereço é comercialmente reconhecido pela sua área de atuação.

 

6- Crie e cuide de sua identidade visual

É importante que você tenha uma logomarca registrada pelo INPI e papelaria básica com sua identidade visual. No caso de comércio o cuidado com a identidade visual vai desde a fachada, decoração, pintura de parede, etc. No início não é necessário ter tudo, pois ao longo do tempo você vai percebendo se realmente existe empatia do público para com aquela marca. Para escritórios no mínimo é necessário ter cartões de visitas.

 

7- Crie uma estratégia de divulgação

No começo, errar na divulgação ou simplesmente não divulgar pode ser fator fundamental para a falência. Crie uma ótima estratégia de divulgação e caso tenha dificuldades consulte uma consultoria ou uma agência. Quando sua empresa tiver mais tempo no mercado, a maioria dos clientes poderão vir de indicações, mas nunca deixe de divulgar. Isso é muito importante, pois o fluxo de entrada de novos clientes nunca pode parar.

 

8- Atue numa área de conhecimento

Dê preferência para montar um negócio em alguma área que goste e que conheça. Não conhecer o que faz poderá te levar a cometer erros graves que poderão te levar à falência.

 

9- Nunca sonegue ou deixe de pagar seus impostos

Tente manter seus impostos em dia, pois cada vez mais a Receita cria artimanhas para pegar os infratores

 

10- Escolha bem seus sócios

Nada impede que monte um negócio sozinho, porém com sócios a empresa poderá ”esquentar” mais rápido. Porém, só faça sociedade com alguém REALMENTE de confiança. Existem muitos relatos de pessoas que tiveram problemas com os sócios.

 

11- Tenha um bom gerente de conta

Pedir empréstimos, conhecer produtos que poderão te facilitar a vida são coisas que podem ser fáceis desde que você tenha um bom gerente.

 

12- Tenha o nome limpo

Ter o nome limpo aumentará sua credibilidade no mundo financeiro. Às vezes será necessário pedir um empréstimo e a coisa ficará difícil se você tiver um histórico negativo com os bancos.

 

13- Crie uma estratégia de vendas

Como você chegará ao seu cliente e venderá seus produtos? É importante criar um esquema de atendimento ao seu cliente, pois somente assim você terá um tempo médio de conversão de um prospect em cliente e saberá como atuar frente a quase todas as negociações.

 

14- Crie uma estratégia de feedback

Pode ser através de pesquisa ou um simples questionário de balcão. Ouvir o cliente é fundamental para rever as estratégias da empresa.

 

15- Não tenha medo de inovar

Tanto seu escritório ou loja, sua marca, seus produtos e sua estratégia precisam estar em constante renovação. Não fique para trás da concorrência.

 

16- Veja quem são seus concorrentes

Veja o que eles fazem e por onde andam. Tente antecipar seus passos e tente estar sempre à frente. Nem sempre o que seu concorrente faz é realmente o caminho mais certo a seguir, portanto espionar não significa que deva copiar tudo o que ele faz. Seja original!

 

17- Não perca tempo

No começo de uma empresa cada minuto é fundamental. Às vezes você bola uma estratégia que parece maravilhosa mas custa muito dinheiro ou tempo para implementá-la. No começo arrisque com medidas simples e deixe as ideias mais complexas somente quando a empresa estiver estável.

 

18-Tenha uma reserva de dinheiro

Até fazer seu fluxo de caixa girar é possível que você precise tirar de sua economia o salário de funcionários, aluguel, etc… Por isso é importante começar uma empresa com reserva de dinheiro e sempre que possível manter essa reserva em crescimento.

 

19- Faça uma plano financeiro

Antes de montar sua empresa, crie uma planilha com todos os possíveis gastos que terá como: impostos, aluguel, funcionários, luz, água, contador, etc… para não ter surpresas desagradáveis mais à frente.

 

20- Faça uma previdência

Não sendo funcionário com INSS garantido, você precisará ter uma fonte de renda garantida em sua melhor idade, por isso é importante ter uma previdência.

 

21- Seja organizado e disciplinado

Não misture assuntos pessoais com profissionais e organize bem sua agenda. Existem momentos em que o que nos parece mais urgente, não necessariamente é. Sempre é importante apagar incêndios, mas nunca se deve esquecer das atividades que realmente farão diferença no futuro. Seja regrado em suas atividades corriqueiras.

 

Fonte: Multiplicidades