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  • Ago

    27

    2019

Presente a meio século de lutas

Em 1969, aconteceu O milésimo gol do Pelé, o homem pisou na lua pela primeira vez, o último show dos Beatles, o primeiro implante de coração artificial do mundo e assim como esses marcos nascia  a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPREASARIAL DE SÃO JOAQUIM DA BARRA,  mas  antes de tudo é preciso entender como é formada e para que ela serve.

Uma associação comercial é um órgão sem fins lucrativos, formada por entidades empresariais, jurídicas de qualquer setor econômico. Visa, entre outras coisas, contribuir, através dos benefícios e serviços prestados a seus membros, com o crescimento e desenvolvimento de seus associados em relação à qualidade e à responsabilidade social.

Além disso, a Associação Comercial deve servir o princípio de proteção de seus associados, uma vez imersos na alta especulação e flexibilidade do mercado. Também deve facilitar o processo de competitividade das empresas filiadas.

As associações comerciais não contam com contribuições fiscais, tornando-se necessário o uso das próprias receitas adquiridas de mensalidades e serviços dos integrantes.

Dentro deste contexto, a Associação comercial de São Joaquim da Barra é a grande responsável por uma série de eventos nestes 50 anos, projetando o comércio local como centro de referência de toda a região e contribuindo para seu desenvolvimento socioeconômico.

 

O PRINCÍPIO

No mesmo ano em que São Joaquim da Barra completou 71 anos em 1969, um grupo formando por empresários sentiu a necessidade de uma instituição para fomentar e ao mesmo tempo proteger o comércio local. Esse grupo reuniu em 14 de agosto de 1969, porém, teve sua fundação oficial uma semana depois, em reunião histórica realizada no Tênis Clube, conforme a primeira ata registrada nos livros da instituição, de 21 de agosto. Foi então  definida oficialmente a diretoria e a Ata de Assembleia Geral de Fundação, que viria a se tornar a base principal de funcionamento para os próximos  anos. Na ocasião, também foi  votado e estabelecido o Estatuto Social da Associação Comercial e Empresarial.

A diretoria foi assim constituída: Presidente: Edvaldo Leonello , 1º Vice Presidente: José Carlos Mauad, 2º Vice Presidente: Geraldo Tolotti , 1º Secretário: Gedeon Vicente Nobre, 2º Secretário: Ênio Baptistussi, 1º Tesoureiro: José Pedro Ferreira , 2º Tesoureiro Guerino Benedetti.

Nesta primeira reunião consta na Ata a presença do então prefeito Lair Louveran Deienno.

UM GRANDE SALTO

A ACE seguiu sem muitas modificações funcionando à rua São Paulo durante muitos anos, e só em 2016, na administração de Carlos Takatomo Harada, após 47 anos a  instituição deu um grande salto, ganhando finalmente um prédio próprio que foi inaugurado em 31/03.

Situado à rua Piauí 1494, em amplo espaço e melhor estruturado, era um sonho almejado há muitos anos pelos integrantes da Associação. Atualmente a diretoria é eleita à cada dois anos; os números de associados e novos parceiros aumentaram proporcionalmente e também os benefícios concedidos pela associação.

Hoje a ACE é dirigida pelo então presidente Ricardo Akira Harada, eleito em 2016 e reeleito para o biênio 2018/2020; pelo 1º Vice, Carlos Takatomo Harada; 2º Vice, Antônio Carlos Alves; 1º e 2º Tesoureiros, Gilberto Pedersoli e Hélio Dos Santos Covas; 1º e 2º Secretários, Donizete Alves de Araújo e Vladimir Vandique Souza.

CAMPANHAS

Para fomentar o comércio local uma das principais campanhas institucionais em que a Associação Comercial idealizou foi MORRO AQUI, COMPRO AQUI, que surgiu em 2014  com o principal objetivo de valorização, fortalecimento e desenvolvimento do nosso comercio, expondo  a importância da população comprar em nossa cidade.

A ACE idealiza campanhas solidarias, colocando em pratica a responsabilidade social em prol de famílias carentes de nossa cidade, como as campanhas Natal Solidário onde foi arrecado alimentos em vários pontos comerciais e distribuido para o Fundo Social de Solidariedade, outra campanha que teve grandes resultado em que Associação se mobilizou e arrecadou materiais de higiene pessoal e limpeza para o Asilo José Olintho Fortes.

Anualmente a Associação Comercial realiza campanhas promocionais onde são sorteados vários prêmios, em suas principais datas do ano, Dia das Mães e Natal, campanhas essas que são esperadas no comercio para estimular o aquecimento das vendas com oportunidades diferenciadas e assim movimentar o comercio local.  

REGULAMENTAÇÃO DE FEIRAS ITINERANTES

Cumprindo os princípios das associações comerciais de proteger e orientar seus associados da alta especulação do mercado, a instituição foi grande protagonista na regulamentação dos feirantes temporários em São Joaquim da Barra. Desde 2014, feirantes passaram a ter uma série de obrigações relacionadas à documentação, segurança, instalação e organização, segurados pela Lei nº 424/2014. Através do ex presidente Carlos Takatomo Harada, apresentou ao Prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo de Paula Mian, sugestões pertinentes ao aperfeiçoamento da legislação e regulamentação das feiras.

“A aprovação do Projeto de Lei demostrou o compromisso do poder Executivo e Legislativo Municipal com a valorização da economia local. A ACE entende que o princípio constitucional da livre iniciativa não pode ser usado como argumento para incentivar a prática de atividades que não sigam a legislação em vigor”, explicou o ex presidente da época.

Ainda de acordo com a Associação, a implantação da lei é de extrema importância para a proteção e segurança dos consumidores, além de trazer tranquilidade para os lojistas. “Esse tipo de feira é nociva para a nossa cidade, pois ela não gera empregos, não gera renda, não gera arrecadação ao município.

SEMANA ELEITORAL

Pela primeira vez na historia aconteceu na sede Associação Comercial a Semana Eleitoral, este evento contou com a presença dos prés candidatos a prefeito pela cidade e empresários associados a ACE, foi abordados assuntos do futuro de nossa cidade como projetos que atraem empresas, além da consolidação das  que já existem, o debate teve como pontos principais a abertura do escritório do SEBRAE, Distrito Industrial,  qualificação de mão de obra, geração de emprego e renda, criação de cursos superiores , enchentes invadindo lojas , a  falta de água e o funcionamento da área azul.

A apresentação dos candidatos foram de altíssimo nível respondendo todas as perguntas na área de investimentos, geração de empregos, soluções de problemas vivenciados pelos empresários.

PROGRAMA “TEMOS VAGAS PARA VOCÊ”

Nesse tempo de desemprego a Associação Comercial desenvolveu o programa “Temos Vagas para Você” entre a ACE e o empresário, um canal de divulgação eficiente que faz a ligação do empregador com o cidadão.

Um estudo realizado pela ACE revelou grandes dificuldades encontradas pelas empresas que contratam e pelos profissionais que procuram emprego.

O Projeto já encaminhou diversos profissionais e conta com divulgações frequentes e semanais nas redes sociais da ACE,  no “Quadro de Empregos” fixado na sede da Associação, facilitando assim o acesso aos candidatos que transitam pelo Centro de nossa cidade.

Para participar das seleções do “Temos Vagas para Você” basta acompanhar em nossa rede social ou visualizar no mural da ACE, onde constam as vagas em abertos de emprego solicitada pela empresa, o candidato assim poderá encaminhar seu currículo com a vaga discriminada até a sede da  Associação Comercial.

50 ANOS DE PROGRESSO

A ACE vem passando por muitos processos de reestruturação e de mudanças, não só da marca, das instalações ou do prédio, mas também da forma de representar a nossa classe. Estamos sempre atentos a novas possibilidades de auxiliar o desenvolvimento da cidade. Adaptando uma frase do discurso de posse do presidente John F. Kennedy em janeiro de 61, no Capitólio, podemos dizer: “Empresários de nossa cidade, não perguntem o que a Associação Comercial e Empresarial de São Joaquim da Barra fará por vocês, mas o que juntos podemos fazer pelo desenvolvimento e pelo crescimento da nossa cidade”,  Associação Comercial de São Joaquim da Barra a 50 anos promovendo o Associativismo, que numa visão empresarial se traduz em ferramenta de cooperação entre as organizações, formação de parcerias e fortalecimento o seguimento empresarial.